A Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria. A Companhia está sujeita a determinadas regras relativas à administração que decorrem do Regulamento do Novo Mercado e do contrato de adesão ao Novo Mercado.
Conselho de AdministraçãoO Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas gerais do negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores.
As decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes à reunião.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração deve ter no mínimo 3 (três) membros. O Regulamento do Novo Mercado, entretanto, prevê que o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, 5 (cinco) membros, eleitos pela assembleia geral, dos quais, no mínimo, 20% (vinte por cento) deverão ser Conselheiros Independentes.
Neste sentido, o Estatuto Social da Grendene S.A. estabelece que o Conselho de Administração seja composto por, no mínimo, 05 (cinco) e, no máximo, 7 (sete) membros efetivos, dos quais, no mínimo 20% (vinte por cento) deverão ser Conselheiros Independentes. O mandato dos conselheiros é unificado, de no máximo 02 (dois) anos, sendo permitida a reeleição e podem ser destituídos pelos acionistas reunidos em assembleia geral.
Todos os membros do conselho de administração e da diretoria devem subscrever um termo de anuência dos administradores, condicionando a posse nos respectivos cargos à assinatura desse documento. Por meio do termo de anuência, os novos administradores da companhia responsabilizam-se pessoalmente a agir em conformidade com o contrato do Novo Mercado, com o Regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado e com o Regulamento do Novo Mercado.
Atualmente, nosso Conselho de Administração é formado por 7 (sete) membros:
Apresentamos abaixo os nomes e posições dos membros do Conselho de Administração. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Alexandre Grendene Bartelle | Presidente do Conselho de Administração |
Alexandre Grendene BartellePresidente do Conselho de Administração da Grendene S.A. Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Pedro Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. O Sr. Alexandre Grendene Bartelle participa em outros negócios incluindo a Unicasa Indústria de Móveis S.A.; Telasul S.A.; SITREL – Siderúrgica Três Lagoa Ltda. (em implantação); IACO Agrícola S.A. e Da Mata S.A – Açúcar e Álcool, entre outros. |
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Pedro Grendene Bartelle | Vice-Presidente do Conselho de Administração |
Pedro Grendene BartelleVice-presidente do Conselho de Administração da Grendene S.A Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Alexandre Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. O Sr. Pedro Grendene Bartelle participa em outros negócios, incluindo as empresas: Vulcabrás|Azaléia S.A.; Vulcabrás|Azaléia CE S.A.; Vulcabrás|Azaléia BA S.A.; Vulcabrás|Azaléia SE S.A.; Vulcabrás|Azaléia RS S.A.; Vulcabrás|Azaléia Argentina S.A.; Agropecuária Grendene Ltda., entre outros. |
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Maílson Ferreira da Nóbrega | Conselheiro |
Mailson Ferreira da NóbregaConselheiro Graduado em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), iniciou sua carreira no Banco do Brasil S.A., como chefe da área de crédito rural e industrial de agência em Pernambuco. Após o período no Banco do Brasil, assumiu a chefia da Assessoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio e, posteriormente, da Assessoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda. Ocupou por duas vezes o cargo de secretário-geral do Ministério da Fazenda e, entre 1988 e 1990, foi ministro da Fazenda, em cuja qualidade presidiu vários órgãos, incluindo o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Política Fazendária (Confaz). Atualmente, é sócio da Tendências Consultoria Integrada e participa de diversas organizações sociais e empresariais, sendo membro do Conselho de Administração de uma série de empresas no Brasil. Atuou, ainda, como representante do governo brasileiro em vários eventos e órgãos internacionais. É autor de três livros e de artigos sobre a economia brasileira, publicados no Brasil e no exterior. Atualmente é colunista da revista Veja. Além da Grendene S.A. o Sr. Maílson Ferreira da Nóbrega atua como Conselheiro das seguintes Companhias Abertas: Cosan S.A., Rodobens Negócios Imobiliários S.A., Banco Pine S.A., Arteb S.A. e Fertilizantes Hering S.A. |
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Oswaldo de Assis Filho | Conselheiro |
Oswaldo de Assis FilhoConselheiro Graduou-se, em 1973, em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e é mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Entre 1978 e 1983, foi diretor do Banco Mercantil de São Paulo. Entre 1984 e 1991, foi sócio da Planibanc Corretora de Valores e entre 1992 e 1994 foi sócio da Convenção Corretora de Valores. Em 1994, assumiu a Vice-Presidência do Banco Itamarati, posição que ocupou até 1996. Entre 1996 e 1997, foi vice-presidente do Banco de Crédito Nacional (BCN) e, em 1998, tornou-se sócio do Banco Pactual S.A. até 2006. Ocupou a posição de Vice Chairman no UBS Pactual de 2006 até 2009. Atualmente é Sócio e Diretor do Banco BTGPactual. É também diretor executivo da FEBRABAN e diretor vice-presidente da CNF-Confederação Nacional das Instituições Financeiras. |
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Renato Ochman | Conselheiro |
Renato OchmanConselheiro Bacharel em Direito pela PUC/RS, Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP; Pós Graduado em Direito Comercial pela PUC/SP; Sócio do escritório de advocacia Ochman, Real Amadeo Advogados Associados com escritórios em São Paulo/SP e Porto Alegre/RS, escritório especializado em Direito Societário e Mercado de Capitais; na área consultiva, contencioso societário e civil; abertura de capital de companhias; emissões de valores mobiliários, estruturação de sucessão familiar, dentre outros; Professor convidado de cursos da GVLaw/Fundação Getúlio Vargas/SP; membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A. (São Paulo-SP); membro do Conselho da Escola Graduada de São Paulo - Graded School e membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo e Rio Grande do Sul. |
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Walter Janssen Neto | Conselheiro independente |
Walter Janssen NetoConselheiro Independente Graduado em Economia e Contabilidade; pós-graduado em Economia Industrial pela Universidade Federal de SC; e com MBA Executive pela Wharton School da Universidade da Pennsylvania. Possui certificação de Conselheiro Profissional pelo NACD (National Association of Corporate Directors) dos USA; especialização em Governança Corporativa pelas Universidades de Stanford Law School, Chicago Business School e Wharton School; e é membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi executivo do Grupo WEG de SC por 31 anos, onde teve a oportunidade de exercer diversos cargos executivos nas áreas de Suprimentos, Finanças e Vendas. Foi diretor Superintendente de Unidade de Negócios, diretor de RH e Marketing Corporativo e mais recentemente presidente das operações do grupo WEG nos USA, além de ser membro do Conselho de Administração de várias empresas Brasileiras. Conselheiro independente conforme critério estabelecido pelo art. 16 do Regulamento do Novo Mercado da B3 S.A. – Bolsa, Brasil, Balcão. |
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Bruno Alexandre Licarião Rocha | Conselheiro independente |
Bruno Alexandre Licarião RochaConselheiro Independente Advogado, formado em direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) em 2002. – Membro independente do Conselho de Administração da Too Seguros S.A. e sócio fundador do Grupo Exes que atua na gestão de recursos de terceiros e na estruturação e execução de transações nos mercados financeiros e de capitais. Advogado de formação, até junho de 2014 atuou como co-head do Departamento Jurídico da América Latina do Grupo BTG Pactual. Tornou-se sócio do Grupo BTG Pactual em 2009, tendo ingressado neste grupo em 1999. Nos anos 2007 e 2008 afastou-se do BTG Pactual e atuou como Foreing Associate no escritório nova iorquino Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil e habilitado pela Comissão de Valores Mobiliários para prestar serviços de Administrador de Carteira de Valores Mobiliários. Conselheiro independente conforme critério estabelecido pelo art. 16 do Regulamento do Novo Mercado da B3 S.A. – Bolsa, Brasil, Balcão. |
Os conselheiros Alexandre Grendene Bartelle e Pedro Grendene Bartelle são irmãos e detêm participação direta no capital da Companhia, conforme descrito no formulário de Referência da Companhia.
Adicionalmente, o conselheiro Maílson Ferreira da Nóbrega, através de empresa por ele controlada, presta serviços de consultoria empresarial para a Companhia e o escritório Ochman Real Amadeo Advogados Associados S/C, em que o conselheiro Renato Ochman figura como sócio, presta serviços advocatícios para a Companhia.
Nenhum dos conselheiros ou diretores tem o direito de receber qualquer pagamento no caso do término de suas atividades.
Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, os membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer assembleia, ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais tenham conflito de interesses com a Companhia.
Os diretores são os representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela execução das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os membros da Diretoria devem ser residentes no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.
Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração com mandato de 3 (três) anos, podendo, a qualquer tempo, ser por ele destituídos.
De acordo com o Estatuto, a Diretoria é composta de no mínimo 3 (três) e no máximo 4 (quatro) membros. Atualmente, a nossa Diretoria é formada por 3 (três) membros:
Abaixo, apresentamos os nomes e posições dos atuais membros da nossa Diretoria. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Rudimar Dall'Onder | Diretor Presidente |
Rudimar Dall'OnderDiretor Presidente Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul, ingressou na Companhia em 1979, como gerente do departamento de informática e, em 1987, assumiu o cargo de diretor Industrial e Comercial da Companhia, e em 2013 o cargo de Diretor Presidente. |
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Gelson Luis Rostirolla | Diretor Vice-Presidente |
Gelson Luis RostirollaDiretor Vice Presidente Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste Catarinense. Iniciou sua carreira em 1972, como gerente administrativo-financeiro da Letícia Avícola S.A., empresa que atuava no ramo de avicultura. Ingressou na Grendene S.A. em 1980 e nos últimos anos exerceu os cargos de Diretor Financeiro e de Diretor Administrativo e de Controladoria. |
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Alceu Demartini de Albuquerque | Diretor Administrativo Financeiro e Diretor de Relações com Investidores |
Alceu Demartini de AlbuquerqueDiretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores Graduado em Administração Financeira e Comércio Exterior. University of South Carolina, menção honrosa conclusão em 2002. Pós-graduado em Relações Internacionais. FGV (2004). Graduado em Ciências Contábeis. Unip (2016). Curso de Gestão de Negócios na Era Digital – Fundação Dom Cabral, 2018. Master of Business Administration. University of Illinois (2019). Nos últimos anos o Sr. Alceu Albuquerque ocupou as funções de gerente de finanças corporativas do Banco Cooperativo Sicredi (2010 a 2019) e após como diretor do Banco Mercantil do Brasil S.A. (2019 a 2020). |
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas. Para os propósitos do Securities Act, o Conselho Fiscal não é equivalente ao comitê de auditoria.
O Conselho Fiscal não é permanente e, sempre que instalado, será constituído por três membros e suplentes em igual número. Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal poderá ser instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, 3% das ações ordinárias, com mandato até a primeira assembleia geral ordinária seguinte à sua instalação, sendo que este mesmo percentual das ações tem direito de eleger separadamente um membro do Conselho Fiscal.
O Conselho Fiscal não pode conter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de empregados de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente dos administradores.
A posse dos membros do Conselho Fiscal é condicionada a previa subscrição do Termo de Anuência dos membros do Conselho Fiscal a que se refere o Regulamento de Listagem do Novo Mercado, bem como ao atendimento dos requisitos legais aplicáveis.
Atualmente o Conselho Fiscal não está instalado.
O Comitê de Auditoria é um órgão interno, de caráter permanente e não estatutário, de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração.
De acordo com o Regimento Interno, o Comitê poderá ser formado por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros. Atualmente é formado por 3 (três) membros.
Abaixo, apresentamos os nomes dos membros. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo do mesmo, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Bruno Alexandre Licarião Rocha | Membro do Comitê |
Bruno Alexandre Licarião RochaMembro do Comitê Advogado, formado em direito pela Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo) em 2002. – Membro independente do Conselho de Administração da Grendene S.A. e da Too Seguros S.A. Sócio fundador do Grupo Exes que atua na gestão de recursos de terceiros e na estruturação e execução de transações nos mercados financeiros e de capitais. Advogado de formação, até junho de 2014 atuou como co-head do Departamento Jurídico da América Latina do Grupo BTG Pactual. Tornou-se sócio do Grupo BTG Pactual em 2009, tendo ingressado neste grupo em 1999. Nos anos 2007 e 2008 afastou-se do BTG Pactual e atuou como Foreing Associate no escritório nova iorquino Skadden, Arps, Slate, Meagher & Flom LLP. É membro da Ordem dos Advogados do Brasil e habilitado pela Comissão de Valores Mobiliários para prestar serviços de Administrador de Carteira de Valores Mobiliários. |
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Herculano Aníbal Alves | Membro do Comitê |
Herculano Aníbal AlvesMembro do Comitê Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-graduação em Administração Financeira pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e Mestrado em Finanças e Investimentos pela EAESP/FGV. Possui certificações: Financial Seminary Analyst (CFA), Anbima (CGA) e Gestor de Carteira credenciado pela CVM. É consultor de renda variável da BRAM – Bradesco Asset Management S.A. DTVM, desde maio de 2014 e diretor da BRAM US, desde setembro de 2011. Também atuou como Diretor de Renda Variável da BRAM – Bradesco Asset Management S.A. DTVM (Jul/2001 a Abr/2014), Administrador de Renda Variável da Bradesco Templeton Ltda (Jun/1998 a Jun/2001), Diretor de Renda Variável do Banco ABN AMRO S.A. (Fev/1995 a Jun/1998) e Administrador de Carteiras do Banco Unibanco S.A. (out/92 a jan/95). |
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João Carlos Sfreddo | Coordenador do Comitê |
João Carlos SfreddoCoordenador do Comitê Bacharel em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, com pós graduação, extensão e aperfeiçoamento – auditoria externa – pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em convênio com o IAIB e IBMEC. Possui mais de 30 anos de experiência na área tributária e de auditoria, em clientes dos setores de varejo, químico e petroquímico, energia elétrica, instituições financeiras e manufatura. De 1982 a 2009 atuou com Sócio de Impostos na empresa Ernst & Young (Consultoria Tributária). O Sr. João Carlos é membro da Câmara Júnior, membro fundador do IBEF – Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças e foi Vice Presidente da ADVB – Associação de Dirigentes de Vendas do Brasil durante duas gestões. |
O Comitê de Partes Relacionadas é um órgão auxiliar à Diretoria e ao Conselho de Administração. Compete ao Comitê analisar as transações entre Partes Relacionadas e situações com potencial conflito de interesses, de acordo com o estabelecido na Política para Transações com Partes Relacionadas.
De acordo com o Regimento Interno, o Comitê poderá ser formado por, no mínimo, 3 (três) e, no máximo, 5 (cinco) membros. Atualmente é formado por 3 (três) membros.
Abaixo, apresentamos os nomes dos membros. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Alceu Demartini de Albuquerque | Coordenador do Comitê |
Alceu Demartini de AlbuquerqueCoordenador do Comitê Graduado em Administração Financeira e Comércio Exterior. University of South Carolina, menção honrosa conclusão em 2002. Pós-graduado em Relações Internacionais. FGV (2004). Graduado em Ciências Contábeis. Unip (2016). Curso de Gestão de Negócios na Era Digital – Fundação Dom Cabral, 2018. Master of Business Administration. University of Illinois (2019). Nos últimos anos o Sr. Alceu Albuquerque ocupou as funções de gerente de finanças corporativas do Banco Cooperativo Sicredi (2010 a 2019) e após como diretor do Banco Mercantil do Brasil S.A. (2019 a 2020). |
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Rafael Vieira Grazziotin | Membro do Comitê |
Rafael Vieira GrazziotinMembro do Comitê Advogado graduado pela Universidade de Caxias do Sul, com Pós-graduação em Direito Público pela mesma Universidade. Professor Universitário das disciplinas de Direito Empresarial por mais de 10 (dez) anos. Advogado militante na área de direito societário. Sócio responsável pela área societária do escritório Casali, Grazziotin e Missaglia Advogados Associados desde 1998. Membro da Comissão Especial da Advocacia Corporativa da OAB/RS. |
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Rudimar Dall’Onder | Membro do Comitê |
Rudimar Dall’OnderMembro do Comitê Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul, ingressou na Companhia em 1979, como gerente do departamento de informática e, em 1987, assumiu o cargo de diretor Industrial e Comercial da Companhia, e em 2013 o cargo de Diretor Presidente. |
O Comitê de Investimentos tem como atribuição avaliar as propostas de investimentos financeiros ofertadas à Grendene dentro dos limites estabelecidos pelo Conselho de Administração, notadamente em investimentos diversos, não lastreados em instituições financeiras e/ou governo federal, bem como pelo Estatuto Social da Companhia e emitir recomendações para o Presidente da Grendene quanto à aprovação das operações apresentadas e analisadas.
De acordo com o Regimento Interno, o Comitê poderá ser formado por, no mínimo, 5 (cinco) e, no máximo, 7 (sete) membros. Atualmente é formado por 7 (sete) membros.
Abaixo, apresentamos os nomes dos membros. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Alceu Demartini de Albuquerque | Membro do Comitê |
Alceu Demartini de AlbuquerqueMembro do Comitê Graduado em Administração Financeira e Comércio Exterior. University of South Carolina, menção honrosa conclusão em 2002. Pós-graduado em Relações Internacionais. FGV (2004). Graduado em Ciências Contábeis. Unip (2016). Curso de Gestão de Negócios na Era Digital – Fundação Dom Cabral, 2018. Master of Business Administration. University of Illinois (2019). Nos últimos anos o Sr. Alceu Albuquerque ocupou as funções de gerente de finanças corporativas do Banco Cooperativo Sicredi (2010 a 2019) e após como diretor do Banco Mercantil do Brasil S.A. (2019 a 2020). |
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Alexandre Grendene Bartelle | Membro do Comitê |
Alexandre Grendene BartelleMembro do Comitê Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Pedro Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. |
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André de Camargo Bartelle | Membro do Comitê |
André de Camargo BartelleMembro do Comitê Graduado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP em 2010. Iniciou sua carreira na área de crédito do BTG Pactual. É membro do bloco de controle da Grendene S.A. e exerce o cargo de 1º Vice-presidente do Conselho de Administração Vulcabras S.A. (desde 2017). |
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Herculano Aníbal Alves | Membro do Comitê |
Herculano Aníbal AlvesMembro do Comitê Graduação em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Pós-graduação em Administração Financeira pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV) e Mestrado em Finanças e Investimentos pela EAESP/FGV. Possui certificações: Financial Seminary Analyst (CFA), Anbima (CGA) e Gestor de Carteira credenciado pela CVM. É consultor de renda variável da BRAM – Bradesco Asset Management S.A. DTVM, desde maio de 2014 e diretor da BRAM US, desde setembro de 2011. Também atuou como Diretor de Renda Variável da BRAM – Bradesco Asset Management S.A. DTVM (Jul/2001 a Abr/2014), Administrador de Renda Variável da Bradesco Templeton Ltda (Jun/1998 a Jun/2001), Diretor de Renda Variável do Banco ABN AMRO S.A. (Fev/1995 a Jun/1998) e Administrador de Carteiras do Banco Unibanco S.A. (out/92 a jan/95). |
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Pedro Grendene Bartelle | Membro do Comitê |
Pedro Grendene BartelleMembro do Comitê Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Alexandre Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. |
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Rodrigo Geraldi Arruy | Membro do Comitê |
Rodrigo Geraldi ArruyMembro do Comitê Diretor responsável pela administração de carteiras de valores mobiliários da Nova Milano, graduou-se em Engenharia Civil pela Fundação Álvares Penteado (FAAP), em dezembro de 2001, e concluiu MBA em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGVSP), em julho de 2008, possuindo a Certificação de Gestora ANBIMA (“CGA”), vigente por prazo indeterminado. O Sr. Rodrigo Geraldi Arruy foi autorizado pela CVM para prestar os serviços de administrador de carteiras de valores mobiliários em março de 2012, e participa nos comitês de investimento dos diversos Fundos geridos pela Nova Milano, bem como nas empresas investidas por tais Fundos. |
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Rudimar Dall’Onder | Coordenador do Comitê |
Rudimar Dall’OnderCoordenador do Comitê Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul, ingressou na Companhia em 1979, como gerente do departamento de informática e, em 1987, assumiu o cargo de diretor Industrial e Comercial da Companhia, e em 2013 o cargo de Diretor Presidente. |
Este comitê segue as diretrizes estabelecidas pelo Regulamento de Plano de Outorga de Opções de Compra ou Subscrição de Ações, tem por objetivo estabelecer regras para que determinados executivos da Companhia possam adquirir ações de sua emissão, visando, com isso, reforçar os níveis de atração, retenção e motivação de talentos, bem como alinhar interesses de executivos aos dos acionistas na geração de resultados e criação sustentável de valor.
De acordo com o Regulamento do Plano de Outorga de Opções de Compra ou Subscrição de Ações, o Comitê será composto de no mínimo 3 (três) membros, sendo um deles necessariamente o Presidente do Conselho de Administração da Companhia e os demais acionistas eleitos pelo Conselho de Administração. O Conselho de Administração não poderá aprovar os membros do Comitê como Beneficiários de outorga de opções.
Abaixo, apresentamos os nomes dos membros. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Alexandre Grendene Bartelle | Presidente do Comitê |
Alexandre Grendene BartellePresidente do Comitê Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Pedro Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. |
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Pedro Grendene Bartelle | Membro do Comitê |
Pedro Grendene BartelleMembro do Comitê Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Alexandre Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. |
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Renato Ochman | Membro do Comitê |
Renato OchmanMembro do Comitê Bacharel em Direito pela PUC/RS, Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP; Pós Graduado em Direito Comercial pela PUC/SP; Sócio do escritório de advocacia Ochman Advogados Associados, escritório especializado em Direito Societário e Mercado de Capitais; na área consultiva, contencioso societário e civil; abertura de capital de companhias; emissões de valores mobiliários, estruturação de sucessão familiar, dentre outros; Professor convidado de cursos da GVLaw/Fundação Getúlio Vargas/SP; membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A. (São Paulo-SP); membro do Conselho da Escola Graduada de São Paulo - Graded School e membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo e Rio Grande do Sul. |
O Comitê de Ética deve agir em estrita conformidade com a missão, visão, valores e diretrizes da Grendene, além de conduzir seus trabalhos de acordo com as boas práticas de governança corporativa alinhado ao Código de Conduta da Companhia.
O Comitê de Ética da Grendene será composto por 7 (sete) membros e estes possuem reputação ilibada e são referência na aplicação e/ou fiscalização no que se refere à ética e integridade.
O Comitê terá um Coordenador que será ocupado pelo cargo Especialista em Gestão de Risco e Ética e os demais membros abaixo:
Abaixo, apresentamos os nomes dos membros. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.
Nome | Posição |
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Ralph Fonseca Muniz de Melo | Coordenador do Comitê |
Ralph Fonseca Muniz de MeloCoordenador do Comitê Especialista em Gestão de Risco e Ética. Formação: Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), MBA em Controladoria e Finanças pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC) e Mestrado Profissional em Administração pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR) com foco (dissertação) na área de Gerenciamento de Riscos Corporativos. |
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André Luis Pinto | Membro do Comitê |
André Luis PintoMembro do Comitê Diretor de Recursos Humanos. Formação: Graduação em Administração de Empresas pelo Centro Universitário do Instituto Social da Bahia (FSBA). |
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Alceu Demartini de Albuquerque | Membro do Comitê |
Alceu Demartini de AlbuquerqueMembro do Comitê Diretor de Relações com Investidores, graduado em Administração Financeira e Comércio Exterior. University of South Carolina, menção honrosa conclusão em 2002. Pós-graduado em Relações Internacionais. FGV (2004). Graduado em Ciências Contábeis. Unip (2016). Curso de Gestão de Negócios na Era Digital – Fundação Dom Cabral, 2018. Master of Business Administration. University of Illinois (2019). Nos últimos anos o Sr. Alceu Albuquerque ocupou as funções de gerente de finanças corporativas do Banco Cooperativo Sicredi (2010 a 2019) e após como diretor do Banco Mercantil do Brasil S.A. (2019 a 2020). |
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Luiz Carlos Schneider | Membro do Comitê |
Luiz Carlos SchneiderMembro do Comitê Gerente Divisão de Controladoria. Formação: Mestre em Ciências Contábeis com ênfase em Controladoria e Finanças pela Unisinos. Especialização em Gestão Estratégica de Custos pela Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade de Caxias do Sul. |
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Sandro Alberto dos Santos Braido | Membro do Comitê |
Sandro Alberto dos Santos BraidoMembro do Comitê Gerente Divisão Tecnologia da Informação. Formação: Master of Business Administration Gestão e Liderança de Pessoas pela Unisinos. Master of Business Administration Tecnologia da Informação pela Unisinos. Pós-graduação em Gestão Empresarial pelo CESF e Graduação em Administração – Análise de Sistemas pelo CESF. |
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Taisa Sandoli Rossetto | Membro do Comitê |
Taisa Sandoli RossettoMembro do Comitê Coordenadora de Sustentabilidade. Formação: Graduação em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). |
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Giuliano Fornazier | Membro do Comitê |
Giuliano FornazierMembro do Comitê Coordenador de Recursos Humanos. Formação: Pós-graduação em Gestão de Pessoas pela Faculdade dos Imigrantes. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). |