Grendene

Relação com Investidores

Perfil

Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para os públicos feminino, masculino e infantil. A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.

A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas cinco unidades industriais, compostas por 11 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados; com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior. 

As unidades industriais estão distribuídas: (i) Estado do Ceará, nas cidades de Sobral (1993), matriz (sede social) e maior planta, com seis fábricas de calçados, uma fábrica de PVC e um CD (Centro de distribuição); Fortaleza (1990), duas fábricas de calçados e componentes de PVC; Crato (1997) uma fábrica de calçados e de componentes em EVA; (ii) Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Farroupilha (1971) uma fábrica de calçados, matrizaria e sede administrativa; e (iii) Estado da Bahia, uma unidade na cidade de Teixeira de Freitas (2007).

A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas e através da subsidiária Grendene USA, Inc. (EUA), atingindo cerca de 45 mil pontos de venda fora do País e 65 mil no mercado brasileiro, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa, um Showroom Melissa em Milão e 2 lojas conceito: “Galeria Melissa” (São Paulo e Nova York).

Os diferenciais competitivos são fundamentados na missão, visão e nos valores que norteiam a Grendene
 

Missão


Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a empresa e seus parceiros.
 

Visão


Ser a empresa mais rentável do mundo entre as organizações líderes do setor.
 

Valores


LUCRO – O lucro é essencial e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregos.
COMPETITIVIDADE – Produtividade crescente – custos e despesas em exame e redução constante.
INOVAÇÃO E AGILIDADE – Antecipar-se às dificuldades, inovar e fazer melhor.
ÉTICA – Integridade, Respeito e Transparência – Pensar, Falar e Agir.

As principais vantagens e diferenciais competitivos da Grendene são seus ativos tangíveis e intangíveis  o DNA da Grendene – que se traduzem em:
 
  • Força das marcas
  • Capacidade de inovação
  • Marketing agressivo
  • Processo produtivo diferenciado
  • Tecnologia proprietária
  • Pesquisa & Desenvolvimento
  • Verticalização
  • Escala de produção
  • Custo competitivo
  • Qualidade dos produtos
  • Logística
  • Nível de governança corporativa
  • Solidez financeira
Além de produtos inovadores e de qualidade, a Grendene tem uma gestão profissionalizada, composta de pessoas talentosas pesquisando tendências, com capacidade de interpretar, traduzir, criar e lançar moda em nível global, produzindo e controlando custos e despesas. Tudo com o objetivo de maximizar o retorno do acionista de forma sustentável.