Grendene foi fundada em 1971 e é uma das maiores produtoras mundiais de calçados. Possui tecnologia proprietária e exclusiva na produção de calçados para todos os públicos. A Companhia é detentora de marcas reconhecidas e de sucesso, como Melissa, Grendha, Zaxy, Rider, Cartago, Ipanema, Pega Forte e Grendene Kids. Além disso, atua também através de licenciamentos de celebridades e personagens do universo infanto-juvenil.
A Grendene é totalmente integrada, com capacidade instalada de 250 milhões de pares/ano em suas cinco unidades industriais, compostas por 10 fábricas de calçados, matrizaria e fábrica de PVC para consumo próprio na produção de calçados; com uma logística de distribuição que atinge desde distribuidores a varejistas tradicionais e não tradicionais em todo o território nacional e no exterior.
As unidades industriais estão distribuídas: (i) Estado do Ceará, nas cidades de Sobral (1993), matriz (sede social) e maior planta, com seis fábricas de calçados, uma fábrica de PVC e um CD (Centro de distribuição); Fortaleza (1990), duas fábricas de calçados e componentes de PVC; Crato (1997) uma fábrica de calçados e de componentes em EVA; e (ii) Estado do Rio Grande do Sul, na cidade de Farroupilha (1971) uma fábrica de calçados, matrizaria e sede administrativa.
A empresa vende seus produtos por meio de representantes comerciais, distribuidores, exportações diretas, subsidiárias, e Joint Venture, seus produtos alcançam 65 mil pontos de venda no Brasil e 45 mil fora do país, além de uma área de vendas separada e distribuição seletiva para a marca Melissa. A Companhia conta ainda com duas lojas conceituais: “Galeria Melissa” e "Rider Spaces" em São Paulo, além de uma rede de franquias "Clube Melissa".
Os diferenciais competitivos são fundamentados no propósito, valores e pilares estratégicos que norteiam a Grendene:
NOSSO PROPÓSITO
Fazer moda acessível e sustentável, de forma criativa, valorizando as relações.
As principais vantagens e diferenciais competitivos da Grendene são seus ativos tangíveis e intangíveis – o DNA da Grendene – que se traduzem em:
Força das marcas
Capacidade de inovação
Marketing agressivo
Processo produtivo diferenciado
Tecnologia proprietária
Pesquisa & Desenvolvimento
Verticalização
Escala de produção
Custo competitivo
Qualidade dos produtos
Logística
Nível de governança corporativa
Solidez financeira
Além de produtos inovadores e de qualidade, a Grendene tem uma gestão profissionalizada, composta de pessoas talentosas pesquisando tendências, com capacidade de interpretar, traduzir, criar e lançar moda em nível global, produzindo e controlando custos e despesas. Tudo com o objetivo de maximizar o retorno do acionista de forma sustentável.