Relações com Investidores
Calendário
Legenda:

Cadastre-se
no Mailing
Perguntas e Respostas

Administração

Acordo de Acionistas

A Companhia é administrada pelo Conselho de Administração e pela Diretoria. A Companhia está sujeita a determinadas regras relativas à administração que decorrem do Regulamento do Novo Mercado e do contrato de adesão ao Novo Mercado.

Conselho de Administração

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada, responsável pelo estabelecimento das políticas gerais do negócio, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela supervisão da gestão dos diretores.

As decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes à reunião.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração deve ter no mínimo 3 (três) membros. O Regulamento do Novo Mercado, entretanto, prevê que o Conselho de Administração deve ter, no mínimo, 5 (cinco) membros, eleitos pela assembleia geral, dos quais, no mínimo, 20% (vinte por cento) deverão ser Conselheiros Independentes.

Neste sentido, o Estatuto Social da Grendene S.A. estabelece que o Conselho de Administração seja composto por, no mínimo, 05 (cinco) e, no máximo, 7 (sete) membros efetivos, dos quais, no mínimo 20% (vinte por cento) deverão ser Conselheiros Independentes. O mandato dos conselheiros é unificado, de no máximo 02 (dois) anos, sendo permitida a reeleição e podem ser destituídos pelos acionistas reunidos em assembleia geral.

Todos os membros do conselho de administração e da diretoria devem subscrever um termo de anuência dos administradores, condicionando a posse nos respectivos cargos à assinatura desse documento. Por meio do termo de anuência, os novos administradores da companhia responsabilizam-se pessoalmente a agir em conformidade com o contrato do Novo Mercado, com o Regulamento da Câmara de Arbitragem do Mercado e com o Regulamento do Novo Mercado.

Atualmente, nosso Conselho de Administração é formado por 6 (seis) membros:

Apresentamos abaixo os nomes e posições dos membros do Conselho de Administração. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.

Nome Posição  
Alexandre Grendene Bartelle Presidente do Conselho de Administração  
Pedro Grendene Bartelle Vice-Presidente do Conselho de Administração  
Maílson Ferreira da Nóbrega Conselheiro  
Oswaldo de Assis Filho Conselheiro  
Renato Ochman Conselheiro  
Walter Janssen Neto Conselheiro independente  
Alexandre Grendene Bartelle

Presidente do Conselho de Administração da Grendene S.A.
63 anos

Bacharel em Direito pela Universidade de Caxias do Sul (RS). Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Pedro Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. O Sr. Alexandre Grendene Bartelle participa em outros negócios incluindo a Unicasa Indústria de Móveis S.A.; Telasul S.A.; Agropecuária Jacarezinho Ltda.; SITREL – Siderúrgica Três Lagoa Ltda. (em implantação); IACO Agrícola S.A. e Da Mata S.A – Açúcar e Álcool, entre outros.

Pedro Grendene Bartelle

Vice-presidente do Conselho de Administração da Grendene S.A
63 anos

Em 1971, juntamente com seu avô, Pedro Grendene, e seu irmão, Alexandre Grendene Bartelle, fundou a Grendene S.A. e, ao longo dos anos, foi um dos responsáveis pelo crescimento da Companhia, com o desenvolvimento de conceitos, tecnologia, produtos e design inovadores. O Sr. Pedro Grendene Bartelle participa em outros negócios, incluindo as empresas: Vulcabrás|Azaléia S.A.; Vulcabrás|Azaléia CE S.A.; Vulcabrás|Azaléia BA S.A.; Vulcabrás|Azaléia SE S.A.; Vulcabrás|Azaléia RS S.A.; Vulcabrás|Azaléia Argentina S.A.; Agropecuária Grendene Ltda., entre outros.

Mailson Ferreira da Nóbrega

Conselheiro
70 anos

Graduado em Economia pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), iniciou sua carreira no Banco do Brasil S.A., como chefe da área de crédito rural e industrial de agência em Pernambuco. Após o período no Banco do Brasil, assumiu a chefia da Assessoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Indústria e do Comércio e, posteriormente, da Assessoria de Assuntos Econômicos do Ministério da Fazenda. Ocupou por duas vezes o cargo de secretário-geral do Ministério da Fazenda e, entre 1988 e 1990, foi ministro da Fazenda, em cuja qualidade presidiu vários órgãos, incluindo o Conselho Monetário Nacional (CMN), o Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) e o Conselho de Política Fazendária (Confaz). Atualmente, é sócio da Tendências Consultoria Integrada e participa de diversas organizações sociais e empresariais, sendo membro do Conselho de Administração de uma série de empresas no Brasil e no exterior. Atuou, ainda, como representante do governo brasileiro em vários eventos e órgãos internacionais. É autor de três livros e de artigos sobre a economia brasileira, publicados no Brasil e no exterior. Atualmente é colunista da revista Veja.

Além da Grendene S.A. o Sr. Maílson Ferreira da Nóbrega atua como Conselheiro das seguintes Companhias Abertas: TIM Participações S.A., Cosan S.A., Rodobens Negócios Imobiliários S.A., Renova Energia S.A., Banco Pine S.A., Portobello S.A., como membro do Conselho Consultivo da Cia. Brasileira de Distribuição (Pão de Açúcar) e Hering S.A.

Oswaldo de Assis Filho

Conselheiro
63 anos

Graduou-se, em 1973, em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) e é mestre em Economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Entre 1978 e 1983, foi diretor do Banco Mercantil de São Paulo. Entre 1984 e 1991, foi sócio da Planibanc Corretora de Valores e entre 1992 e 1994 foi sócio da Convenção Corretora de Valores. Em 1994, assumiu a Vice-Presidência do Banco Itamarati, posição que ocupou até 1996. Entre 1996 e 1997, foi vice-presidente do Banco de Crédito Nacional (BCN) e, em 1998, tornou-se sócio do Banco Pactual S.A. até 2006. Ocupou a posição de Vice Chairman no UBS Pactual de 2006 até 2009. Atualmente é Sócio e Diretor do Banco BTGPactual. É também diretor executivo da FEBRABAN e diretor vice-presidente da CNF-Confederação Nacional das Instituições Financeiras.

Renato Ochman

Conselheiro
53 anos

Bacharel em Direito pela PUC/RS, Mestre em Direito Comercial pela PUC/SP; Pós Graduado em Direito Comercial pela PUC/SP; Sócio do escritório de advocacia Ochman, Real Amadeo Advogados Associados com escritórios em São Paulo/SP e Porto Alegre/RS, escritório especializado em Direito Societário e Mercado de Capitais; na área consultiva, contencioso societário e civil; abertura de capital de companhias; emissões de valores mobiliários, estruturação de sucessão familiar, dentre outros; Professor convidado de cursos da GVLaw/Fundação Getúlio Vargas/SP; membro do Conselho de Administração da Ultrapar Participações S.A. (São Paulo-SP); membro do Conselho da Escola Graduada de São Paulo - Graded School e membro da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo e Rio Grande do Sul.

Walter Janssen Neto

Conselheiro Independente
57 anos

Graduado em Economia e Contabilidade; pós-graduado em Economia Industrial pela Universidade Federal de SC; e com MBA Executive pela Wharton School da Universidade da Pennsylvania. Possui certificação de Conselheiro Profissional pelo NACD (National Association of Corporate Directors) dos USA; especialização em Governança Corporativa pelas Universidades de Stanford Law School, Chicago Business School e Wharton School; e é membro do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Foi executivo do Grupo WEG de SC por 31 anos, onde teve a oportunidade de exercer diversos cargos executivos nas áreas de Suprimentos, Finanças e Vendas. Foi diretor Superintendente de Unidade de Negócios, diretor de RH e Marketing Corporativo e mais recentemente presidente das operações do grupo WEG nos USA, além de ser membro do Conselho de Administração de várias empresas Brasileiras.

Os conselheiros Alexandre Grendene Bartelle e Pedro Grendene Bartelle são irmãos e detêm participação direta e/ou indireta, conforme o caso, no capital da Companhia, conforme descrito no formulário de Referência da Companhia.

Adicionalmente, o conselheiro Maílson Ferreira da Nóbrega, através de empresa por ele controlada, presta serviços de consultoria empresarial para a Companhia e o escritório Ochman Real Amadeo Advogados Associados S/C, em que o conselheiro Renato Ochman figura como sócio, presta serviços advocatícios para a Companhia.

Nenhum dos conselheiros ou diretores tem o direito de receber qualquer pagamento no caso do término de suas atividades.

Em conformidade com a Lei das Sociedades por Ações, os membros do Conselho de Administração estão proibidos de votar em qualquer assembleia, ou de atuar em qualquer operação ou negócios nos quais tenham conflito de interesses com a Companhia.

Diretoria

Os diretores são os representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração cotidiana da Companhia e pela execução das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, os membros da Diretoria devem ser residentes no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos cargos do Conselho de Administração poderão ser preenchidos por membros da Diretoria.

Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração com mandato de 3 (três) anos, podendo, a qualquer tempo, ser por ele destituídos.

De acordo com o Estatuto, a Diretoria é composta de no mínimo 3 (três) e no máximo 6 (seis) membros. Atualmente, a nossa Diretoria é formada por 3 (três) membros:

Abaixo, apresentamos os nomes e posições dos atuais membros da nossa Diretoria. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.

Nome Posição  
Rudimar Dall'Onder Diretor Presidente e Diretor Industrial e Comercial  
Gelson Luis Rostirolla Diretor Vice-Presidente  
Francisco Olinto Velo Schmitt Diretor de Relações com Investidores, Diretor Financeiro e Diretor Administrativo e de Controladoria  
Rudimar Dall'Onder

Diretor Presidente e Diretor Industrial e Comercial
56 anos

Graduado em Engenharia Mecânica pela Universidade de Caxias do Sul, ingressou na Companhia em 1979, como gerente do departamento de informática e, em 1987, assumiu o cargo de diretor Industrial e Comercial da Companhia, e em 2013 o cargo de Diretor Presidente.

Gelson Luis Rostirolla

Diretor Vice Presidente
59 anos

Graduado em Administração de Empresas e Ciências Contábeis pela Universidade do Oeste Catarinense. Iniciou sua carreira em 1972, como gerente administrativo-financeiro da Letícia Avícola S.A., empresa que atuava no ramo de avicultura. Ingressou na Grendene S.A. em 1980 e nos últimos anos exerceu os cargos de Diretor Financeiro e de Diretor Administrativo e de Controladoria.

Francisco Olinto Velo Schmitt

Diretor de Relações com Investidores, Diretor financeiro e Diretor Administrativo e de Controladoria
57 anos

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1978. Possui especialização e mestrado em administração com ênfase em finanças pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, especialização em Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas e doutorado em administração pela Universidade de São Paulo, USP, título obtido em 2004. Executivo com 25 anos de experiência, membro do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, atuou em cargos de direção na área financeira e como conselheiro em diversas empresas brasileiras.

Conselho Fiscal

De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal é um órgão independente da administração e da auditoria externa da Companhia. A responsabilidade principal do Conselho Fiscal é rever as atividades gerenciais e as demonstrações financeiras, relatando suas observações aos acionistas. Para os propósitos do Securities Act, o Conselho Fiscal não é equivalente ao comitê de auditoria.

O Conselho Fiscal não é permanente e, sempre que instalado, será constituído por três membros e suplentes em igual número. Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, o Conselho Fiscal poderá ser instalado pela Assembleia Geral, a pedido de acionistas que representem, no mínimo, 10% das ações ordinárias, com mandato até a primeira assembleia geral ordinária seguinte à sua instalação, sendo que este mesmo percentual das ações tem direito de eleger separadamente um membro do Conselho Fiscal.

O Conselho Fiscal não pode conter membros que façam parte do Conselho de Administração, da Diretoria ou do quadro de empregados de uma empresa controlada ou de uma empresa do mesmo grupo, tampouco um cônjuge ou parente dos administradores.

A posse dos membros do Conselho Fiscal é condicionada a previa subscrição do Termo de Anuência dos membros do Conselho Fiscal a que se refere o Regulamento de Listagem do Novo Mercado, bem como ao atendimento dos requisitos legais aplicáveis.

Apresentamos na tabela abaixo os nomes e posições dos membros do Conselho Fiscal. Para mais informações sobre um membro, clique no ícone do currículo () do mesmo.

Nome Posição  
Bolivar Charneski Conselheiro  
Fernando Luis Cardoso Bueno Conselheiro  
Mauricio Rocha Alves de Carvalho Conselheiro  
Bolivar Charneski

Membro efetivo do Conselho Fiscal
62 anos

Bacharel em Ciências Contábeis na Faculdade de Ciências Contábeis Adm. São Judas Tadeu – Porto Alegre – RS. Participação em programa de intercambio profissional em Atlanta – Georgia – EUA. Sócio fundador da Charneski Assessoria e Consultoria – Porto Alegre – RS. Possui curso de Conselheiro de Administração certificado pelo IBGC. Participou em programa de intercâmbio profissional em Atlanta, Georgia, USA.

Fernando Luis Cardoso Bueno

Membro efetivo do Conselho Fiscal
69 anos

Formado em Direito pela Universidade de São Paulo. Estágio – Pacific Savings and Loan Association – Los Angeles, Califórnia – USA. Curso de Gerência e Administração de Sociedades Corretoras de Valores – CITEC – BM&FBOVESPA. Curso de Extensão Universitária – Lei das S.A. – Departamento de Direito Comercial da Faculdade de Direito da USP. Curso de Extensão Universitária – Comércio Exterior – Escola de Administração de Empresas da FGV – SP. Curso de Extensão Universitária – Administração Rural – Escola de Administração de Empresas da FGV – SP. Desde 1982 é sócio e administrador da Santa Fé Portfólios Ltda., administradora de recursos e consultora de investimentos. Em 2001 tornou-se sócio e coordenador do condomínio Agrícola Rio Galhão – Chapada das Mangabeiras – TO.

Mauricio Rocha Alves de Carvalho

Membro efetivo do Conselho Fiscal
51 anos

Engenheiro Mecânico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Mestre em Administração de Empresas pela Wharton School (University of Pennsylvania – EUA). Possui as certificações CFA e CNPI e certificado de conselheiro pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa. Sócio da Condere Consultoria, com mais de 20 anos de experiência profissional, tendo atuado tanto como executivo quanto consultor. Professor de Finanças Corporativas e de Avaliação de Negócios nos cursos de pós-graduação do Insper (Ibmec-SP), da FIA (USP), do IBGC e da APIMEC (Associação dos Profissionais do Mercado de Capitais). Possui vasta experiência desenvolvendo estratégias empresariais com foco em criação de valor e sustentabilidade, avaliações econômico-financeiros de empresas e negócios para investimentos e M&A, estratégias financeiras e de captação de recursos. Ocupou posições seniores em empresas como BOOZ & CO, Citibank, Banco Garantia e Banco Pactual. É membro do Conselho de Administração da NETWORK 1, distribuidora de equipamentos de informática, e da LAB-SSJ, empresa de treinamento corporativo. É Conselheiro Fiscal da TUPY S.A. e da Mills S.A. É Vice Presidente da Sociedade CFA do Brasil.