Relações com Investidores
Menu
Calendário
Legenda:

Cadastre-se
no Mailing
Perguntas e Respostas

Perguntas e Respostas

Qual é o perfil da Grendene?

A Grendene é uma das maiores produtoras mundiais de calçados, comercializados com marcas reconhecidas no mercado, como Melissa, Grendha, Ilhabela, Zaxy, Karina, Rider, Cartago, Grendene Baby, Grendene Kid's e Ipanema. Maiores detalhes podem ser obtidos acessando nosso site de Relações com Investidores (Perfil).

Quais foram os principais fatores que levaram a Grendene a optar pela abertura do seu capital?

Ao longo dos últimos 30 anos, os fundadores Alexandre e Pedro Grendene, que são gêmeos, criaram uma Empresa da qual muito se orgulham, competitiva a nível global, lucrativa  e que atingiu a maturidade, justificando a busca de uma solução de perenidade e sustentabilidade,  independentemente da presença deles na Empresa no futuro, razão pela qual optaram pela abertura de capital. Apesar da Empresa já ser profissionalizada, o acesso ao mercado de capitais permite a ampliação da profissionalização, ter um conselho de administração com membros independentes com experiências diversas que auxiliam nas decisões estratégicas da Companhia. Outro fator foi a possibilidade de diversificação patrimonial, além de uma solução para a sucessão e o aprimoramento dos modelos de gestão da Companhia.

Como e onde a Grendene divulga suas informações?

A comunicação da Grendene com o mercado é feita de maneira simultânea através do site de relações com investidores da Companhia http://www.grendene.com.br/ri; Comissão de Valores Mobiliários - CVM (http://www.cvm.gov.br/) e BM&FBOVESPA (http://www.bmfbovespa.com.br).

As demonstrações financeiras completas, os atos societários e os fatos relevantes são publicado nos jornais "Diário Oficial do Estado do Ceará", "O Povo" e "Valor Econômico".

Para receber as notícias divulgadas pela Companhia, clique aqui para se cadastrar.

Como posso contatar a área de relações com investidores?

Por correspondência:
Grendene S.A. - Departamento de Relações com Investidores
Av. Pedro Grendene, 131, Bairro Volta Grande
95180-000 - Farroupilha - RS - Brasil

Telefone: (54) 2109-9000
Fax: (54) 2109-9988
E-mail: dri@grendene.com.br
Site: http://www.grendene.com.br/ri

Qual é a composição acionária da Grendene?

A composição acionária atualizada da Grendene está disponível no site de Relações com Investidores. (Composição Acionária)

Qual o tipo de ação emitida pela Grendene e onde foi o registro de Empresa de capital aberto?

A Grendene desde a abertura de capital em 28 de outubro de 2004, emitiu somente ações ordinárias, ou seja, ações com direito a voto nas Assembléias Gerais de Acionistas, tendo sido registrada no mais alto padrão de Governança Corporativa, o Novo Mercado da BM&FBOVESPA S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros.

Onde são negociadas as ações da Grendene e o código de negociação?

As ações ordinárias da Grendene são negociadas no segmento do Novo Mercado da BM&FBovespa S.A. - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros. O código de negociação da ação da Grendene é GRND3.

O que é o Novo Mercado e as vantagens para o acionista?

O Novo Mercado é um segmento de listagem destinado à negociação de ações emitidas por empresas que se comprometem, voluntariamente, com a adoção de práticas de governança corporativa adicionais em relação ao que é exigido pela legislação. Essas regras ampliam os direitos dos acionistas, melhoram a qualidade das informações usualmente prestadas pelas companhias entre outros benefícios.

A principal inovação do Novo Mercado, em relação à legislação, é a proibição de emissão de ações preferenciais.

Mais informações sobre o Novo Mercado (http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/consultas/governanca-corporativa/governanca-corporativa.aspx?Idioma=pt-br)

Como faço para comprar e vender as ações da Grendene?

Estas informações estão na seção “Educacional” do site institucional da BM&FBOVESPA e no site Quer Ser Sócio? Além disso, a BM&FBOVESPA oferece cursos e palestras gratuitos em todo o território nacional, que podem ser consultados na mesma área de educação do site da Bolsa.

Qual o percentual de Tag-along concedido pela Grendene?

A Grendene em seu Estatuto Social prevê a extensão aos demais acionistas as mesmas condições obtidas pelos controladores quando da venda do controle da companhia, ou seja, 100% de Tag-along.

O que é banco custodiante?

O banco custodiante é a instituição no Brasil que registra as ações em nome de quem as compra e garante a propriedade das mesmas.

Quem é o banco custodiante das ações escriturais da Grendene e o Departamento de Acionistas?

O banco custodiante das ações escriturais da Grendene é o Banco Itaú Unibanco S.A., que também presta os serviços de departamento de acionistas. Clique aqui e veja as agências de atendimento do Banco Itaú para o acionista da Grendene.

Como posso saber a minha posição em ações da Grendene?

A posição acionária pode ser obtida junto ao Banco Itaú Unibanco, por meio de qualquer agência, ou nas agências especializadas em valores mobiliários. (http://www.itaucustodia.com.br/agencia_especializada.htm)

Quais os documentos necessários para a transferência de ações?

Formulário de “Transferência de Ações, Cotas e/ou Debêntures Escriturais/Nominativas” devidamente preenchido, com reconhecimento de firma por autenticidade do cedente e do cessionário.

Para a transferência de Cotas de Ações, é indispensável o preenchimento do valor da operação, no campo apropriado.

Pessoa Física
Documento de identificação, CPF e comprovante de residência em vias originais ou cópias autenticadas do cedente e do cessionário. Para realização das transferências por procuração, além dos documentos do cedente e cessionário, será necessário:
• Procuração por instrumento público, em via original, com poderes específicos para transferência, devendo constar nome da empresa emitente, tipo e quantidade de ações a serem transferidas;
• Documento de identificação, CPF e comprovante de residência do procurador.

Pessoa Jurídica
Representantes legais da empresa
• documentos em vias originais ou cópia autenticada;
• documentos de identificação, CPF e comprovante de residência dos representantes legais da empresa e os mesmos documentos do cessionário;
• Contrato social, Ata de Eleição da última diretoria ou documento comprobatório de que a pessoa que assina é representante legal da pessoa jurídica;
• última alteração da empresa registrada na junta comercial. Se a última alteração tiver ocorrido há mais de um ano, apresentar o breve relato da junta comercial, onde estará descrita a última alteração efetuada.
Obs. Quando se tratar de firma individual o documento da empresa a ser apresentado será somente a “declaração de firma individual”.

Menor de Idade púbere (16 a 18 anos)
Formulário de transferência será assinado pelo menor assistido e pelo responsável;
• Certidão de nascimento, e/ou documento de identificação e CPF, se tiver, do menor documento de identificação, CPF e comprovante de residência do responsável;

Menor de idade impúbere (até 16 anos)
Formulário assinado pelo responsável;
• Certidão de nascimento e/ou documento de identificação e CPF, do menor (se houver);
• Documento de identificação, CPF e comprovante de residência do responsável. Distrato Social – Pessoa Jurídica
Assinado por todos os sócios, com reconhecimento de firma em cartório por autenticidade. O formulário será dispensado caso esteja especificado no distrato social a pessoa a quem se destina as ações. Deverão ser apresentados os seguintes documentos:
• distrato social;
• documento de identificação;
• CPF;
• comprovante de residência dos sócios.

Formal de Partilha / Certidão de Partilha
Formal de Partilha, cópia autenticadas. Caso o formal seja muito extenso, poderá ser enviado somente as páginas utilizadas para a transferência a seguir:
• abertura;
• relação dos Herdeiros;
• relação dos bens (ações envolvidas e respectivas quantidades);
• relação do pagamento (partilha);
• homologação da partilha;
• encerramento;
Para cadastramento dos herdeiros, deverá ser apresentada cópia autenticada dos documentos pessoais do(s) herdeiro(s) – CPF, RG, comprovante de endereço e comprovante do domicílio bancário.

Alvará Judicial
Alvará em via original ou cópia autenticada.
O documento é específico para a finalidade de transferência, deve conter:
• nome da empresa emissora das ações;
• respectiva quantidade e tipo a ser transferida;
• cópias autenticadas dos documentos pessoais do(s) herdeiro(s), CPF, RG, comprovante de endereço e domicílio bancário. Caso existam benefícios pendentes de pagamento e, haja autorização no alvará autorizar os valores serão partilhados entre os herdeiros, de acordo com seu quinhão.
Quais os documentos necessários para a atualização cadastral?
O acionista poderá solicitar a alteração cadastral, por meio de qualquer agência, ou nas Agencias Especializadas em Valores Mobiliários.

Pessoa Física
Preenchimento do modelo de “Alteração Cadastral”, que deverá ser preenchido, assinado e anexado os seguintes documentos:
• cópia autenticada do documento de identidade;
• cópia autenticada do CPF;
• cópia autenticada do comprovante de residência;
• cópia simples do comprovante de domicílio bancário do acionista.

Pessoa Jurídica
Preenchimento do modelo “Alteração Cadastral”, que deverá ser preenchido, assinado pelo(s) representante(s) da empresa, sendo anexado os seguintes documentos:
Endereço: cópia autenticada, ou abonada, do cartão CNPJ ou da ata de alteração contratual onde consta à mudança;
Opção de crédito: cópia do comprovante do domicílio bancário. Para acerto de cadastro com o campo “CPF” ou “CNPJ” zerado, o acionista deve apresentar um comprovante de titularidade das ações.
Qual é a política de distribuição de dividendos da Grendene?

O pagamento dos dividendos é trimestral, em datas a serem definidas pelo Conselho de Administração da Companhia na aprovação dos resultados de cada trimestre, "ad referendum" da Assembléia Geral Ordinária que apreciar o balanço patrimonial e as demonstrações financeiras referentes ao exercício social em curso.

Como eu recebo meus dividendos?
Os acionistas deverão manter atualizados seus dados cadastrais junto ao Banco Itaú Unibanco (banco custodiante), a fim de garantir a plenitude do exercício dos seus direitos, bastando para tal dirigir-se a qualquer agência do Itaú Unibanco com os documentos apropriados. Os investidores que possuem os dados bancários atualizados no cadastro, sejam correntistas Itaú ou de outros Bancos, recebem automaticamente os proventos deliberados na data de início de pagamento estipulada pela Grendene, inclusive sendo notificados através do "Aviso de Crédito de Proventos Escriturais", o qual especifica todos os dados do evento creditado. Caso os investidores não possuam dados bancários, os proventos ficam à disposição a partir da data de início de pagamento estipulada pela empresa, devendo o investidor procurar uma agência do Banco Itaú Unibanco para recebimento, acompanhado de todos os documentos de identificação e do "Aviso para Recebimento de Proventos de Ações Escriturais", do qual foi notificado.

Clique aqui para encontrar as agências especializadas do Banco Itaú Unibanco S.A.
Quando a Grendene pagou os dividendos?

No site de Relações com Investidores da Companhia está disponível o histórico dos pagamentos de dividendos. Maiores informações: Histórico de Dividendos

O que são e como participar das Assembleias Gerais da Grendene?

As assembleias gerais de acionistas são reuniões convocadas e instaladas na forma da lei e do estatuto social, a fim de deliberar sobre a matéria de interesse social. Tem poderes para resolver todos os negócios relativos ao objeto de exploração da companhia.

Para tomar parte e votar nas assembleias gerais de acionistas, o acionista deve provar a sua qualidade como tal, apresentando, com até 03 (três)  dias de antecedência da data da respectiva assembleia geral, documento de identidade e comprovante expedido pela instituição depositária, por original ou cópia enviada por fac-símile, através do número (54) 2109-9988. Os acionistas representados por procuradores deverão exibir as procurações até o mesmo momento e, pelo mesmo meio antes referido. Os originais dos documentos antes mencionados, ou suas cópias, dispensada a autenticação e o reconhecimento de firma, deverão ser exibidos à Companhia até o momento de abertura dos trabalhos da respectiva assembleia geral (Estatuto Social).

Qual é a medida de lucro operacional adotada pela Grendene?

O EBIT (Earnings Before Interest and Taxes) é a principal medida de lucro operacional da Grendene. Este representa o lucro operacional, ou seja, é calculado como lucro após custos, despesas operacionais e descontos concedidos. Através do EBIT, a Companhia pode avaliar o desempenho puramente operacional, ou seja, sem os impactos de sua estrutura financeira, de itens não-operacionais e de outros itens de cunho tributário.

Qual é a medida de geração de caixa adotada pela Grendene?

O EBITDA (Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization) é a principal medida de geração de caixa da Grendene. Este é calculado pela soma do EBIT com depreciação, amortização.

Onde conseguir informações sobre produtos Grendene?

Informações sobre produtos da Grendene podem ser obtidas acessando o site da Companhia no link http://www.grendene.com.br

Qual a missão, visão e valores da Grendene?

Missão - Fazer moda democrática, respondendo rapidamente às necessidades do mercado e gerando retorno atrativo para a empresa e seus parceiros.

Visão - Ser a empresa mais rentável do mundo entre as organizações líderes do setor.

Valores da Grendene:

Lucro: O lucro é essencial e insubstituível para a continuidade da Grendene e a manutenção dos empregos.
Competitividade: Produtividade crescente - custos e despesas em exame e redução constante.
Inovação e Agilidade: Antecipar-se às dificuldades, inovar e fazer melhor.
Ética: Integridade, Respeito e Transparência - Pensar, Falar e Agir.